Projeto:
“Porque que é que os dinossauros estão
montados nos museus e são automáticos?”- Já começámos com a pesquisa na
internet para dar resposta a questões levantadas a partir de interesses das
crianças, ligadas a este projeto. Fizemos a pesquisa relativamente ao tamanho,
ao que comem e também, as suas possíveis cores. Este tipo de pesquisas permitiram às crianças fazer as suas
próprias descobertas e, paralelamente, construir o seu próprio conhecimento.
Foram momentos de partilha de conhecimentos entre o grupo de crianças, pois
foram divididas tarefas em que cada pequeno grupo, fez uma descoberta (tamanho,
alimentação, cores). Para além disto, fizeram o registo pitográfico das
pesquisas, trabalhos para o placard da sala, alusivos ao projeto. Elaboramos, também, uma régua do Tempo
onde assinalámos aspetos importantes ligados ao projeto: quando apareceram as
trilobites, os Dinossauros, o aparecimento do Homem e o Nascimento de Jesus -
marco importante na régua do tempo (AC – antes e depois de Cristo –DC) , para
que as crianças percebessem melhor a sequência do tempo, que embora não seja
fácil, ajuda a concretizar melhor esta noção temporal. Também, registámos na
régua do tempo as estações do ano e o início dos projetos que estamos a vivenciar neste
momento. Pretendemos assim assinalar os momentos mais marcantes destes projetos,
assim como todos os acontecimentos, igualmente importantes vivenciados pelo
grupo – aniversários, saídas, visitas e outras iniciativas. Terminamos ainda, o
fóssil de dinossauro, envernizando-o e colocando o suporte para o pendurar na parede, fizemos pegadas em barro vermelho com o pé descalço e pegadas na terra molhada e marcada na folha de papel branco e estamos a fazer dinossauros a 3D com batatas, rolhas e palitos. E não é que ficam parecidos com os reais!... Este Projeto está ser fantástico e as nossas descobertas imensas... já sabemos o significado de HERBÍVORO, CARNÍVORO, OVÍPARO, PALEONTÓLOGO, TRILOBITE, FÒSSIL, ... e muitas outras coisas.
Sem comentários:
Enviar um comentário